sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014


INTRODUÇÃO:
E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás.  Marcos 14:30

COMENTÁRIO:
Quero abordar com você, não o contexto histório Teológico, mas sim, de ação no dia a dia, levando-nos a refletir sobre o peso desta postura do irmão Pedro (Apóstolo) e que hoje, parece ser tão comum.
Você em algum momento parou para pensar e se fez a seguinte pergunta: 

Quando neguei Jesus?

Podemos pensar em diversos motivos que levam uma pessoa a esta ação, só não creio que seja de forma involuntária.


MEDO

 (é uma sensação que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo.) A resposta anterior ao medo é conhecida por ansiedade. Na ansiedade o indivíduo teme antecipadamente o encontro com a situação ou objeto que possa lhe causar algum mal. Sendo assim, é possível se traçar uma escala de graus de medo, no qual, o máximo seria o pavor e, o mínimo, uma leve ansiedade.                                         ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Medo)

 Talves o medo do que possam pensar de nós, por sermos criados (sem opção de escolha) em outra “religião” ou por que “este negocio de religião é caretisse” ou ainda “penso diferente como vou mudar agora?”.

 O medo é plausível desde que, não tenha a força para nos parar e fazernos mudar os nossos ideais.

As Sagradas Letras, nos encoraja quando nos diz em Isaías 41:10 “não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça”.

 Em Salmos 56:11, o salmista escreve: em Deus ponho a minha confiança, e não terei medo; que me pode fazer o homem?”

“O que o salmista está dizendo é que independentemente do que acontecer, ele vai continuar confiando em Deus. O segredo para superar o medo, então, é confiança total e completa em Deus. Confiar em Deus é uma recusa de se entregar ao medo. É voltar-se a Deus mesmo nos tempos de escuridão e confiar que Ele vai consertar as coisas. 


VERGONHA

É uma condição psicológica e uma forma de controle religioso, político, judicial e social, consistindo de ideias, estados emocionais, estados fisiológicos e um conjunto de comportamentos, induzidos pelo conhecimento ou consciência de desonra, desgraça ou condenação. http://pt.wikipedia.org/wiki/Vergonha

 Se deixar levar pela opinião alheia, quanto aos seus gostos e preferencias, demonstra uma imensa falta de maturidade, e respeito próprio. Quando temos vergonha de dizer que somos salvos em Cristo Jesus, quando temos vergonha de assumir o Evangelho da graça de Deus, nos colocamos em uma situação perigosa, pois As Escrituras nos advertem em Lucas 9:26 “Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier em sua glória e na glória do Pai e dos santos anjos”

Mas será que temos esta mesma vergonha, quando fazemos piadas com as pessoas, ou mesmo quando vamos buscar aquilo que realmente nos interessa? Ou quando achamos que ninguém está nos olhando? Pense!

E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar. Hebreus 4:13

Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê...Romanos 1:16


ATITUDE

Demonstração de uma intenção (pelo gesto ou postura do corpo).
 Modo de proceder = COMPORTAMENTO.

 in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/atitude 

Quando nossas atitudes vão de encontro ao que é Deus, ao que é Evangelho, quando vivemos uma vida mediocre, de mentiras, aparentando uma falsa religiosidade, quando batemos no peito dizendo que somos e nosssas ações demonstram ao contrário. O que não tem e pensa que tem.

II Crônicas 26:16 - Mas, havendo-se fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper. Foi infiel ao Senhor, seu Deus, e entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso.

Atos 19:133 - Alguns dos exorcistas judeus, ambulantes, tentavam invocar o nome do Senhor Jesus sobre os que estavam possessos de espíritos malignos, dizendo: esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega.

SÍNTESE

 Primeiro, o Rei Uzias não tinha ordem para entrar no Templo do Senhor para queimar e pensava que tinha, e por desobedecer às ordens dos Sacerdotes, veio sobre ele uma lepra que o acompanhou até a morte.

Segundo, não devemos usar o nome de nosso Deus em vão, tanto que o próprio espírito maligno os indagou dizendo: Conheço a Jesus, e bem sei que é Paulo, mas vós quem sóis?



DESCASO

Lembra-se da passagem de Jesus no Getsemani, que decepção! OS DISCÍPULOS DORMIRAM ENQUANTO JESUS CRISTO ESTAVA ANGUSTIADO
Jesus pediu a Pedro, Tiago e João para que vigiassem e orassem mas os achou dormindo Jesus disse a Pedro: “não pudeste vigiar uma hora?”

Lembramos que horas antes, Pedro, em altos brados e de forma arrogante, declarou sua lealdade a Cristo

Em Marcos 14.29 e 31 temos a seguinte fala de Pedro: “ainda que seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei”

Pedro ... nestas altas horas de uma fria madrugada... se apresenta como um homem fraco , ele está longe de sofrer as grandes agonias em companhia de Cristo.
Pedro não pode evitar o sono por apenas 1 hora... e prestar socorro espiritual a Jesus Cristo  no momento de suas primeiras agonias. 


No Getsêmani de angustia e sofrimento... Nenhum discípulo acordado para ser solidário... Para ajudá-lo, mas tinha  um anjo.

Relato de um médico francês Dr.Barbet , professor-cirurgião, sobre  a agonia de Jesus Cristo

            Hematidrose é um fenômeno raríssimo apenas uma fraqueza física excepcional onde o corpo inteiro dói, acompanhada de um abatimento moral violento causada por uma profunda emoção, por um grande medo. Apenas um ato destes pode causar o rompimento das finíssimas veias capilares que estão sob as glândulas sudoríparas onde o suor anexa-se ao sangue formando a hematidrose. A hematidrose pode ser mas entendida com uma transpiração de sangue acompanhada de suor.

IMAGINEMOS COMO JESUS SE DECEPCIONOU COM OS SEUS DISCÍPULOS:
“não pudeste vigiar 1 hora?”  “você disse que faria tudo por mim?... não agüentou 1 hora?
Temos que tomar cuidado – para não sermos semelhantes a Pedro ... fazemos promessas...cantamos...letras que fazem promessas... mas na hora da verdade,... “dormimos”
Jesus Cristo ensinou, fez milagres, alimentou multidões... Atendeu tanta gente... Agora estava só... Numa batalha, na provação...

Que sejamos aprovados! Fazendo mais, orando mais.. Resistindo mais... Servindo mais, Amando mais, sendo mais fiel a quem nos deu , dá e dará a vida eterna!

 E que não ouçamos do Senhor: “você não agüentou 1 hora?” 

Entenda que ninguém será levado à sala do banquete, da graça salvadora sem antes passar no Sinai de Deus e ler a Lei e dizer EU SOU PECADOR só depois disso é que a lei toma agente pela mão e nos leva ao Gólgota, e apresenta o antídoto e o remédio para a alma, O SANGUE DE JESUS, mas não tem benção para quem não tem aliança com Deus, à benção prometida vem a partir da regeneração (restauração, substituição, suprimento. Revivificação Reabilitação moral; reforma dos costumes. Nova vida).

 “Costumamos-nos ter duas caras para religiao,  numa sou o homem com minhas mazelas, meus medos, iras, taras, manias a outra tem minha carinha piedosa, para levar minha oferta ao templo, as pessoa caminham devagar, chamo todo mundo de irmaozinho, mas carregando por dentro a malquerencia, a tormenta, a magoa ,o despeito. Quantas pessoas dizendo servir a Deus,e prestam seu culto exterior, e que nao falam com irmao, com o pai, que nao suporta aquele ou aquela?


O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem. Mt 15.11


Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Mt 15.18

Antes deste culto exterior, devemos fazer o culto interior da verdade, nada adiantará fazer a «mise en scène»(encenação), se não resolvermos as pendencias que esta dentro de nós, melhor é que nao levemos nada ao altar mas trabalhemos este altar intimo que é o nosso ser interno, pois é ali que reside todas as verdades.Nos sofremos ou deixamos de sofrer nao pelas coisas exteriores mas sim por aquilo que levamos dentro de nós. “

¶ E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior. Lc 17.20

Como Jesus disse que o reino de Deus não tem aparencia externa, mas esta dentro de nós assim tambem é o inferno. Muitas vezes a aparencia de religiosidade esconde a tormenta interior, pois não tem coragem de romper com determinadas situações que nos mesmos criamos. E ai fica trabalhando com esta dupla face, e como o Senhor diz que nao podemos servir, a dois senhores prescisamos resolver”.



O OLHAR DE JESUS
E virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor... Lucas 22:61

Imagine agora Jesus olhando desse jeito para você, como se estivesse dizendo:
Meu filho, não faça isso! Não me negue! Entregue sua vida por completo para mim!”.

Amados! .Pense bem no que tem sido sua vida cristã até aqui, a volta de Jesus é eminente, como sempre digo aqui em nossas Reuniões:
Se você cre Ele vem, se não cre Ele vem do mesmo jeito, se voce o aceita Ele vem, se não o aceita ele vem do mesmo jeito, se você Se você o honra Ele vem, se você o envergonha Ele vem do mesmo jeito. Bem agora a decisão é sua, cabe a você mudar, ou continuar, porém penso que mais importante do que você dizer que Jesus ainda vai demorar em vir, é se preparar para ser chamado, e ai nem eu e nem você sabemos  o dia.

Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor. Romanos 14:8

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.     2 Crônicas 7:14



É tempo de decisão! Não dá mais para ficar em cima do muro.
E como Elias bradou, creio que hoje estas palvras ecoam muito forte:

Até quando coxeareis entre dois 

pensamentos?

 Se o Senhor é Deus, segui-o, 

e se Baal, segui-o...

1 Reis 18:21



Poderíamos falar muito mais, porém até aqui já da para nós pensarmos e realmente decidirmos o que queremos de nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário